quarta-feira, 21 de março de 2012

O CANDOMBLÉ SOFRE GRANDE PERDA: MORRE A EBOMI CIDÁLIA SOLEDADE

Ebomi Cidália era conhecida como a "Enciclopédia do Candomblé". Foto: Margarida Neide/ Ag. A TARDE/ 07.07.2006
Hoje o mundo do candomblé fica mais triste. Durante a manhã faleceu, no Hospital Naval em Salvador, por complicações derivadas de um problema renal, a ebomi Cidália Soledade, 82 anos. Filha de Iroko, o orixá que habita a gameleira e domina os mistérios da vida e da morte, foi consagrada por Mãe Menininha dos Gantois. Ela deixa os filhos Elizabeth, Raimundo, Eliana e Josenice.
Ebomi Cidália tinha 75 anos de consagração à religião dos orixás. Era dona de um grande carisma. Ficou conhecida pela sabedoria e capacidade de transmitir conhecimento numa linguagem que era facilmente absorvida pelo público a quem se dirigia. Por conta disso recebeu do professor Jaime Sodré o título de “Enciclopédia do Candomblé”.
Com saber reconhecido em uma religião que tem como uma de suas fortes marcas a tradição e a oralidade estava sempre atenta a conhecer mais de perto tudo que surgia de novo no campo da comunicação.
Uma das suas atividades preferidas era conversar com jornalistas e pesquisadores de outras áreas. Costumava dizer: “Não tenho medo de conversar com jornalistas, antropólogos e historiadores, pois eles não vem buscar fundamento do candomblé, o que eu nunca revelaria. Eles vem buscar informações que ajudam a esclarecer sobre a religião”.
Aos 78 anos, descobriu as redes sociais com o Orkut onde mantinha uma comunidade para diálogo intenso com admiradores espalhados pelo Brasil inteiro. Com a ajuda de um dos seus amigos, o taxista Romilson Costa, ela fazia, diariamente, a atualização da sua rede respondendo mensagens. Nos ultimos dois anos andava interessada em conhecer mais sobre outras ferramentas como blogs.
O sepultamento será hoje, quarta-feira, às 15 horas, no Jardim da Saudade.
Texto do Mundo AFro.

quarta-feira, 14 de março de 2012

MUITO OBRIGADO MEU DEUS!


Hoje Deus me proporcionou concluir mais uma etapa de minha vida aqui na terra. Os meus 3.5 neste dia do poeta 14 de março e também meu dia, me faz refletir sobre muitas coisas; o que eu alcancei até hoje; o que eu pretendo alcançar; o que fiz na minha vida; se valeu apena e muitas coisas valeram mesmo. Arrisquei, perdi, ganhei, magoei, fui magoado, perdoei, anulei e etc, mas sou grato à todos aqueles em que na minha trajetória de vida me deram oportunidades, mesmo a vida tendo traçado rumos diferentes.
Hoje me sinto mais homem, maduro, mas sem perder a minha criança alegre, o sonhador e o religioso em que fui escolhido e aceitei ser.
Agradeço a Deus por tudo e por todos que passaram e que estão em minha vida, e os que virão: seja no trabalho, na família, na religião, enfim: na minha vida.
Recebi um grande presente logo no amanhecer do dia da minha amada e querida mãe e dos meus dois sobrinhos queridos que cantaram parabéns e me fizeram ficar emocionado e me deram a certeza do que eu já sabia: A FAMÍLIA é mais do que qualquer presente  é tudo.


Agradeço a todos que ligaram e os que enviaram mensagens. Que meu Pai Xangô abençoe a todos. Meu presente são voceis: Família de sangue, de Axé e os meus amigos.
Muito obrigado meu Deus!

segunda-feira, 5 de março de 2012

NASCE LENIRA BUNMI: MAIS UMA ERDEIRA DO AXÉ ÔGÔDÔ

Leila e Melque, os pais com Lenira ao colo

O Babalorixá  Melque e toda a comunidade do Axé ôgôdô estão   muito felizes pela vinda de mais uma erdeira do Ilé Asé Dajo Obá Ogodo ter vindo ao Aiye (mundo). Logo após os cinco dias de nascida Lenira Bunmi foi batizada num ritual belíssimo como manda as tradições do Ketu.
O blog deseja ao Bábà Melque muitas felicidades e muito AXÉ para a pequenina Lenira.

Confira mais fotos AQUI

quinta-feira, 1 de março de 2012

SANDRO DE JUCÁ POSTA VÍDEO DE INDIGNAÇÃO AO RIVAS NETO


O Juremeiro Sandro de Jucá, postou recentemente um vídeo onde desabafa com indignação ao comentário feito pelo professor Rivas Neto.
Segundo Sandro, ele (Rivas) desferiu de forma preconceituosa comentários onde classifica a Jurema e o candomblé de culto de degenerados. Sandro, não poupou palavras e argumentos para rebater o comentário que fere não só a cultura, mais também a crença de um povo e como bem falou: - Não se pode falar de respeito, desrespeitando!

Confira o vídeo AQUI